Enfim, o que realmente é Anatocismo?
O Anatocismo refere-se a prática consistente de capitalização de juros, configura prática abusiva, porém muito comum nos contratos de financiamento com instituições financeiras.
É a incidência de juros sobre juros, juros composto e capitalização de juros, junto ao o juro vencido e não pago, cujo montante se incorporará ao débito principal do financiamento.
É expressamente proibido em nossa legislação, mesmo que expressamente previsto em contrato.
ANATOCISMO
- Juros compostos;
- Juros capitalizados;
- Capitalização composta;
O Anatocismo na história
Desde a Idade Média até o seculo XXI o anatocismo continua sendo aplicado pelas instituições financeiras em 95% de seus contratos, gerando a cobrança exorbitante que deixa grande escala de perigo o seu bem, a estabilidade econômica e a sobrevivência do consumidor.
“Certo, mas quando eu sei que estou sofrendo com o anatocismo?”
QUAL É A MELHOR DECISÃO?
Se você não deseja entregar ou perder o bem, a melhor solução é tentar recorrer a redução de parcelas e refinanciamentos ou até mesmo a quitação do seu contrato. Neste parâmetro de negociação, é essencial que se tenha uma empresa com profissionais capacitados e com total transparência para lidar com a situação da negociação e redução das parcelas, iniciando uma ANÁLISE CONTRATUAL eficaz e que reduz até 70% de desconto.