Anatocismo, já ouviu falar a respeito? Descubra mais detalhes:


Enfim, o que realmente é Anatocismo?

O Anatocismo refere-se a prática consistente de capitalização de juros, configura prática abusiva, porém muito comum nos contratos de financiamento com instituições financeiras.

É a incidência de juros sobre juros, juros composto e capitalização de juros, junto ao o juro vencido e não pago, cujo montante se incorporará ao débito principal do financiamento.

É expressamente proibido em nossa legislação, mesmo que expressamente previsto em contrato.

ANATOCISMO

Sinônimos utilizados:
  • Juros compostos;
  • Juros capitalizados;
  • Capitalização composta;

 


O Anatocismo na história

Desde a Idade Média até o seculo XXI o anatocismo continua sendo aplicado pelas instituições financeiras em 95% de seus contratos, gerando a cobrança exorbitante que deixa  grande escala de perigo o seu bem, a estabilidade econômica e a sobrevivência do consumidor.

“Certo, mas quando eu sei que estou sofrendo com o anatocismo?”

A pratica de anatocismo ocorre quando os juros aplicados passam da condição real e se tornam abusivo, triplicando cada vez mais o lucro gerado aos bancos ou instituições financeiras. 
 
Em consequência da pratica, a Justiça vem condenando as instituições a restituir em praticamente o dobro do valor cobrado indevidamente, valendo-se o parágrafo do art. 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

QUAL É A MELHOR DECISÃO?

Se você não deseja entregar ou perder o bem, a melhor solução é tentar recorrer a redução de parcelas e refinanciamentos ou até mesmo a quitação do seu contrato. Neste parâmetro de negociação, é essencial que se tenha uma empresa com profissionais capacitados e com total transparência para lidar com a situação da negociação e redução das parcelas, iniciando uma ANÁLISE CONTRATUAL eficaz e que reduz até 70% de desconto.

Evite a Busca e Apreensão do seu veículo! Saiba se está pagando juros abusivos no seu financiamento e quite seu veículo com até 70% de desconto.



Deixe uma resposta